Produção

Associação pede fiscalização de arroz de fora

Foto: Jean Pimentel (Arquivo Diário)
Segundo denúncia, arroz de pior qualidade viria do Paraguai e seria misturado ao produto brasileiro

A Associação dos Arrozeiros de Alegrete ingressou com uma ação civil pública visando obrigar o governo federal a fiscalizar o arroz que ingressa no Brasil vindo dos países do Mercosul, em especial do Paraguai, pois a inexistência de controle sanitário do produto que ingressa no país afronta as regras legais. Além disso, a ação judicial solicita que seja proibida a mistura do produto nacional com o importado nas empresas beneficiadoras e nas embalagens dos produtos ofertados aos consumidores brasileiros, já que a criação de meios legais de rastreabilidade do cereal são fundamentais para garantir a qualidade sanitária dos produtos ofertados ao consumidor.

Azul muda horários de voos entre Santa Maria e Porto Alegre a partir desta terça

A presidente da associação, Fátima Marchezan, diz que o ingresso de arroz de países como o Paraguai vem, conforme declarações de alguns produtores, colaborando para as fraudes contra consumidores brasileiros, já que algumas empresas, ao que parece, tem efetivado o mix de grãos de baixíssima qualidade como se fossem do Tipo 1.

- Com promoções tentadoras nas redes de supermercados, o consumidor não se dá por conta de olhar outras marcas que constam como Tipo 1 para conferir a qualidade dos grãos do pacote - diz.

Petrobras anuncia terceiro aumento da gasolina em fevereiro

Para o advogado que assina a ação, Anderson Belloli, as medidas pedidas pela associação são legítimas, na medida em que buscam proteger o consumidor brasileiro da exposição de produtos que não passam pelo crivo da lei no país, já que não possuem a mesma garantia de qualidade do arroz produzido pelos arrozeiros gaúchos. (Assessoria da Associação dos Arrozeiros de Alegrete)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Produção de brotos comestíveis é aposta de jovens empreendedores Anterior

Produção de brotos comestíveis é aposta de jovens empreendedores

Inscrições abertas para o curso de Técnico em Agronegócio Próximo

Inscrições abertas para o curso de Técnico em Agronegócio

Agronegócio